Fraude no INSS: confira agências dos Correios com atendimento presencial para aposentados que tiveram descontos indevidos em PE

  • 30/05/2025
(Foto: Reprodução)
Serviço é oferecido aos segurados sem acesso à internet. Até a próxima semana, todas as agências do estado serão habilitadas para dar esse suporte, segundo governo federal. Fraude no INSS: ministro da Previdência diz que governo fará 'busca ativa' para ressarcir todos os aposentados Os Correios começaram a atender de forma presencial, nesta sexta-feira (30), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios por conta do esquema de fraude identificado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço é oferecido aos beneficiários que estão com dificuldade em buscar o atendimento pelo número 135 ou pelo aplicativo "Meu INSS" (veja vídeo acima). Em Pernambuco, ao menos 127 agências estão habilitadas para realizar o serviço (confira lista abaixo). Porém, segundo o Ministério da Previdência Social, até a próxima semana, as agências dos Correios de todos 184 municípios do estados serão capacitadas para atender os beneficiários. ✅ Siga o perfil do NE1 no Instagram Em entrevista coletiva na Agência Central dos Correios no Recife, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), disse que, em todo o país, apenas 2% dos aposentados e pensionistas costumam procurar atendimento presencial para resolver pendências com o INSS. "De 100 milhões de acessos mensais ao INSS, 91 milhões de acessos são feitos através do 'Meu INSS'. Cerca de 6 ou 7 milhões são feitos pelo 135, pelo telefone. E apenas 2% do total, que significa 2 milhões de pessoas, costumam ser atendidos nas agências. Por isso que a gente preparou os Correios, porque tem agências suficientes [...]. O nosso propósito é, daqui para a semana que vem, conseguir habilitar as outras para os 184 municípios de Pernambuco serem cobertos. E assim está sendo feito no Brasil inteiro", informou. No primeiro dia de atendimento presencial, o movimento foi grande na Agência Central dos Correios. De acordo com a instituição, mais de 150 pessoas se dirigiram ao local só na manhã desta sexta-feira. No entanto, segundo Wolney Queiroz, não há urgência em buscar o atendimento. "Não precisa pressa. Não tem prazo para acabar o acolhimento das pessoas que desejem contestar o desconto. Se não fez neste mês, pode fazer no próximo", disse o ministro. Para quem mora longe das agências dos Correios e não tem condições de pedir o ressarcimento pelos canais digitais, o ministro da Previdência disse que o governo vai fazer uma "busca ativa", garantindo que todos os segurados sejam ressarcidos. "Quando encerrar todo o atendimento presencial, pelo telefone e pelo 'Meu INSS', vai ser feita uma busca ativa. O que é isso? Nós vamos mandar o carro do INSS procurar aqueles últimos aposentados e pensionistas que tiveram desconto e não procuraram o sistema do INSS. Nós vamos mandar o 'Prevbarco', que são barcos da Previdência Social para buscar comunidades ribeirinhas", afirmou Wolney Queiroz. Aposentados e pensionistas procuraram Agência Central dos Correios, no Recife, no primeiro dia de atendimento presencial para segurados do INSS que tiveram descontos indevidos Artur Ferraz/g1 Como é feito o atendimento Nas agências, os segurados poderão receber ajuda para: verificar se houve desconto não autorizado; solicitar a contestação de cobranças; confirmar autorizações previamente dadas; acompanhar o andamento das contestações; avaliar e contestar documentos apresentados por associações; receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais. Os beneficiários devem apresentar um documento oficial com foto. Não é preciso levar extrato bancário, comprovante de inscrição ou contracheque. O atendimento será gratuito, com prioridade para aposentados e pensionistas. Algumas unidades contarão com filas preferenciais e guichês exclusivos. Aposentados da mesma família do Recife têm descontos indevidos Caso o beneficiário não tenha condições de comparecer ao atendimento, representantes legais podem ser atendidos apresentando procuração autenticada. Mas, nessas situações, o representante poderá apenas consultar informações. Fraude no INSS: ministro diz que aposentados serão ressarcidos por empresas fraudadoras Veja as agências dos Correios em Pernambuco com atendimento para o INSS: Atendimento presencial para beneficiários do INSS ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

FONTE: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/05/30/fraude-no-inss-correios-iniciam-atendimento-presencial-a-beneficiarios-vitimas-de-descontos-irregulares-veja-agencias-habilitadas-em-pe.ghtml


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