‘Ouvidoria Itinerante: escuta que caminha’: TJPE realiza ação em Caruaru nesta segunda
13/10/2025
(Foto: Reprodução) ‘Ouvidoria Itinerante: escuta que caminha’: TJPE realiza ação em Caruaru nesta segunda
Lo-Hanna Nunes/TV Asa Branca
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza nesta segunda-feira (13) uma Audiência Pública na Câmara Municipal, às 10h. O momento será marcado pela ação “Ouvidoria Itinerante: escuta que caminha”, que levará o serviço de escuta à população para todo o estado.
A iniciativa acontece em celebração aos 27 anos da Ouvidoria-Geral do TJPE e tem como propósito de difundir os serviços do órgão para o interior do estado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
“A ação fundamenta-se pela necessidade de divulgação das ações da Ouvidoria aos demais Poderes e autoridades, como também, junto aos(às) jurisdicionados(as) e servidores(as), com fins de fortalecer o exercício da cidadania e com o propósito de aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade”, destaca o ouvidor-geral, desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho.
O magistrado ainda enfatiza o compromisso do órgão com a democratização dos serviços e do acesso à informação. “O exercício da Ouvidoria Itinerante deve ser incessante, pois visa aproximar o Tribunal à população, de modo a promover a participação social, a democratização dos serviços públicos e o auxílio dos mais vulneráveis, principalmente, em questão de ausência de acessibilidade quanto ao contato com a Ouvidoria”.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Balanço de atendimentos
De acordo com o TJPE, a Ouvidoria-Geral registrou aproximadamente 24 mil atendimentos entre fevereiro de 2024 e junho de 2025. Desse total, cerca de 13 mil foram realizados via sistema eletrônico, que obteve um índice de resolução de 91,4% em 2024 e de 94% no acumulado de 2025.
Foram realizados:
4.445 atendimentos por telefone;
4.642 via WhatsApp
850 atendimentos de forma presencial
265 prestações de serviço via Balcão Virtual
O gestor destaca o sistema eletrônico da Ouvidoria e os avanços resultados da aplicação de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) no WhatsApp. “Distante da ideia de substituição do atendimento humanizado, as inovações nas Ouvidorias aumentam a eficiência e a agilidade no atendimento, com o uso de IA para responder a dúvidas frequentes e plataformas digitais para o recebimento e acompanhamento de manifestações, como o proporcionado pelo sistema eletrônico da Ouvidoria e pelo Chatbot do WhatsApp”, disse o magistrado.